FAQ do CT do Red Bull Bragantino: respondendo às perguntas mais feitas
O Red Bull Bragantino apresentou o centro de treinamento do clube à imprensa e convidados em evento que marcou o lançamento da pedra fundamental da construção do CT em Atibaia, no último fim de semana.
O Correio de Atibaia e o Blog pesquisaram sobre as principais perguntas de torcedores e fãs de esporte sobre o novo centro de treinamento do Red Bull Bragantino. Neste texto separamos e respondemos as principais perguntas.
Como é o projeto e o que tem nele?
O CT está sendo construído em uma área de 157 mil metros quadrados, de área construída serão quase 20 mil metros quadrados.
Mais detalhes do projeto:
• Oito campos (sendo um mini estádio e dois campos de grama sintética);
• Alojamento para todas as categorias (sub-14, sub-15, sub-17, sub-20, sub-23 e profissional);
• restaurantes;
• Sala de imprensa;
• Duas academias;
• Pista de corrida;
• Salas de estudo;
• Biblioteca;
• Auditório;
• Sala de lazer;
• Demais áreas de apoio necessárias.
“Acreditamos muito que infraestrutura é um pilar importante pro nosso futuro esportivo”. Thiago Scuro, CEO do Red Bull Bragantino
O centro de treinamento próprio sempre foi um objetivo da Red Bull, hoje eles veem a construção dele como um divisor de águas no projeto e uma mudança de patamar do clube. O clube acredita que o CT trará uma mudança na capacidade de desenvolver atletas e a equipe e fortalecer o time no cenário da América do sul.
Esse é o caminho que nós escolhemos pra competir com as grandes marcas do futebol brasileiro que pelo tamanho das suas torcidas e pela relevância das marcas, vão sempre faturar muito mais do que nós. Então o caminho de formação de jogadores e do jovem é possibilitar que tenhamos atletas fora da curva jogando numa equipe do nosso porte e já vem fazendo isso a pouco tempo. E a expectativa é que agora a gente passa a ter atletas que cresçam dentro dessa estrutura e e aí o nível de vinculo, de paixão com o clube e marca muda. Thiago Scuro, CEO do Red Bull Bragantino
Por que em Atibaia?
Um dos maiores questionamentos é o porquê da escolha de cidade vizinha a Bragança Paulista. Atibaia fica a 25km de Bragança e foi escolhida por uma questão estratégica de logística e terreno.
O terreno escolhido de 157 mil metros quadrados é plano facilitando muito a construção. A topografia com muitos morros de Bragança Paulista atrapalhou o Bragantino para encontrar um local na cidade.
E a cidade dos morangos é cortada pela rodovia Dom Pedro I e dá acesso às principais estradas da região e aos aeroportos da capital e de Campinas.
Nos últimos tempos a escolha de Atibaia gerou muitas críticas pelas redes sociais ao clube.
“Eu, sinceramente, fico bastante desapontado com esse tipo de manifestação. Eu poderia citar inúmeros clubes no mundo todo que seus centros de treinamento não ficam na cidade sede por várias razões. É uma situação relativamente comum em vários locais do mundo por diferentes justificativas. No nosso caso, é sim uma questão de logística, de acesso, de topografia de terreno”, afirmou Scuro após críticas sobre a escolha de Atibaia como local para o CT.
O CT do clube vai ficar a 23 minutos (25km) do estádio Nabi Abi Chedid. Fica a 59 minutos (70km) do aeroporto de Cumbica em Guarulhos e a 1h e pouco (82km) do aeroporto de Viracopos em Campinas.
Quais categorias do clube vão usar?
A ideia do CT é integrar todas as categorias de base, e o feminino com o profissional. Categorias sub-14, sub-15, sub-17, sub-20, sub-23 vão utilizar o espaço.
Quando fica pronto?
No final de 2023. No segundo semestre do ano que vem a previsão é de que o time profissional já deve utilizar a estrutura. E depois, em janeiro de 2024 todas as categorias vão utilizar o espaço.
Quem vai jogar na mini estádio?
Dentro do CT haverá um mini estádio com capacidade de mil lugares, com espaço para que a capacidade atinja 2 mil lugares. O local terá estrutura para transmissões dos jogos. O time feminino e as equipes de base vão utilizar o espaço para jogos oficiais. O time profissional não, já que o lugar não atende os requisitos.
Quanto será gasto nas obras?
O clube não costuma divulgar valores dos negócios que faz. No caso do CT não é diferente. A Red Bull afirma sempre que prefere trabalhar as questões conceituais do projeto e não falar sobre a parte financeira.
Onde treina hoje?
Hoje o clube treina no CT HWT Sports, em Bragança Paulista, que não pertence ao clube. Mas também realiza alguns treinamentos no Hotel Bourbon, em Atibaia, e até no Estádio Nabi Abi Chedid. A base e o feminino ficam em Jarinu, onde a Red Bull aluga o centro de treinamento.
Parte verde do projeto
O clube afirma que o projeto visa muito o lado da sustentabilidade na construção. Segundo a Red Bull serão mais de 3 mil árvores plantadas, com o paisagismo feito com plantas nativas. A área do rio, próxima ao CT será protegida e reflorestada.
A água do sistema de irrigação será reutilizadas, haverá um programa de gestão de resíduos a ser implementado, tanto na obra quanto na operação futura do local.
O local vai focar na diminuição do consumo de energia, com iluminação 100% em Led, ventilação e iluminação natural. Além de energia solar fotovoltaica.
Apesar da proximidade do Rio Atibaia e de regiões que sofrerem com alagamentos em alguns anos, não existe a preocupação de alagamentos no CT.
“Não alaga, está muito distante, daquela metragem que você é obrigado a deixar do rio.” Garante o prefeito de Atibaia Emil Ono.
Reforma no Nabi Abi Chedid
O clube tem o plano de transformar o estádio Nabi Abi Chedid em uma arena. O local já passou por algumas reformas de melhorias desde 2019, mas o projeto para transformação em arena ainda não foi apresentado.
– Projeto da Arena está bem avançado. Temos conversado com a prefeitura de Bragança Paulista, no sentido de buscar todas as autorizações e a viabilidade do projeto, para que a gente também possa ter na arena um equipamento que atenda o torcedor, que atenda nossos parceiros comerciais, os atletas. Principalmente, gerar para o torcedor e para a região uma experiência diferente dentro de um estádio de futebol — comentou Thiago Scuro.
Neste ano o Thiago Scuro, apresentou na FIFA, em Zurique na Suíça, alguns detalhes da futura Arena do Massa Bruta.
Uma imagem da apresentação vazou na internet onde era possível ver que a previsão de entrega em 2025 e a capacidade deve ser para 16.864 torcedores, com 300 assentos VIP’s, e 340 assentos de camarote.
Semelhança com o CT de Salzburg
Em Salzburg há o centro de treinamentos da Red Bull. Nele há os atletas do futebol que iniciam na base e depois vão jogar nos clubes do Liefering (que joga a segunda divisão da Áustria), do Salzburg (que joga a primeira divisão da Áustria) e também do Leipzig (time da Bundesliga).
Na construção do CT há várias semelhanças com o construído na Áustria comparando com o que haverá em Atibaia. Tanto na arquitetura quanto na ideia do projeto. O RB Academy, em Salzburg demorou um ano e meio para ser erguido, prazo parecido com o estabelecido para o feito no Brasil.
Em Salzburgo o local possui sete campos de futebol e são 12 categorias diferentes que fazem seus treinamentos no local: jovens entre sub-7 e sub-18, além do Liefering, o time B do RB Salzburg.
Uma diferença significativa é a presença de duas pistas de gelo, porque lá é um time hóquei no gelo da Red Bull, esporte popular no país. E diferente do que será com o Bragantino, lá o Salzburg treina em outro local.
Os atletas da Red Bull Academy mais famosos são Konrad Laimer e Dominik Szoboszlai. A UEFA Youth League foi conquistada em 2016/17 pelo Red Bull Salzburg, a maioria do plantel veio de atletas deste centro de treinamento.